terça-feira, 12 de outubro de 2010

ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL


O tema atual serve de estimulo a todos aqueles que, envolvidos com o processo de alfabetização, procuram alcançar a saudável relação entre as que pensam e o que vive pela via da pesquisa sobre o cotidiano, buscando sempre refletir sobre sua pratica pedagógica. O trabalho bem orientado pela professora Iranice demonstra de maneira inovadora a importância das atividades lúdicas nas praticas educativas da alfabetização. A evolução da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas como apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada.
Ao conceber que o pedagogo tem papel essencial na busca da articulação do trabalho pedagógico e tendo em vista que a situação dos profissionais é bastante precária, trabalham com um número superior de crianças, e, considerando ainda a falta de profissionais especializados.
A história da Educação Infantil, a avaliação e a indisciplina na Educação Infantil, o papel do brinquedo no desenvolvimento da criança, fizeram parte dos temas analisados com os profissionais da Escola Municipal Barbosa Romeo que oportunizou a vivência de um dos papéis que se considera importante que o pedagogo desempenhe junto aos seus pares, qual seja, a realização da formação continuada.
Rossetti & Ferreira (1998) afirmam que “é fundamental que o educador realize sistematicamente uma reflexão sobre suas ações, de preferência antes e depois delas, através de planejamento e avaliação. É preciso que procure entender por que uma criança se comportou de uma determinada forma diante de uma situação qualquer [...], pois a avaliação é um processo não somente da criança, mas também do educador, que deve constantemente refletir sobre o que ele deve analisar questionar a respeito da educação da criança. Segundo
as autoras, esses questionamentos devem ir em busca de respostas que contribuam para o repensar da prática que está sendo realizada na instituição. Cada criança deve ser avaliada em relação a si própria e, para que isso se torne possível, é necessário que o educador crie alternativas para registrar o que foi observado diariamente, pois guardadas na memória essas informações podem se perder.