sábado, 14 de março de 2009

Políticas Públicas Educacionais


Compreende-se por politicas publicas um conjunto de ações ou normas de iniciativa governamental.
Existem porém paradigmas no discurso das politicas publicas educacionais e controvérsias a suas aplicações e funcionalidades.
Essas politicas educacionais precisam de um melhor planejamento e de uma participação popular mais ativa. Fala-se em atribuir as atuais politicas um sentindo mais humano, e o que podemos ver é que a crença no valor da humanização não possui forças no processo de luta com a globalização econômica.
Enfim o discurso politico publico educacional dos dias atuais pode até ser “bonito” mas é controverso, e de uma ambigüidade sem tamanho e não garante nem assegura a oferta universal e gratuita da educação.

sexta-feira, 13 de março de 2009

A experiência de ensinar.



Quando chegamos a escola fomos recebidos com certa frieza, talvez por conta da baixa auto estima dos alunos diante da realidade e as condições da escola , os alunos pareciam à princípio não acreditar em nada que pudesse modificar o dia á dia deles. Enfim a receptividade não foi boa, mas superado essa primeira fase nós decidimos criar um ambiente propício para a interação entre alunos e instrutores, com a intenção de sermos apenas facilitadores do processo criativo , e ajudarmos no processo de execução dos trabalhos, as mesa foram dispostas no centro da sala para que todos tivessem acesso aos materiais , e para facilitar a troca de informações entre os participantes socializando assim os saberes.No entanto nada parecia funcionar os alunos continuaram apáticos a tal situação foi preciso lhes apresentar o projeto, falar sobre o objetivo das oficinas e incentivar-lhes a produzir artefatos de decoração com o lixo tecnológico , dando idéias e informações sobre a importância da reutilização correta do material que estava sendo utilizado.Após a demonstração de alguns exemplos de artefatos as idéias surgiram e foi preciso muita energia para transformar todo aquele potencial criativo reprimido em formas e cores.Entre colas, tintas, ferramentas e componentes de sucata de computador salvaram-se todos e daquele mistura de sons e movimentos entre por favores e obrigados surgiram daquelas mãos criativas bijuterias, chaveiros, pingentes, suportes para caneta e papel, caixas decoradas, robôs surgiam da imaginação das crianças e se materializavam em meio a todo aquele material que normalmente seria descartado na natureza, e assim naquela sala tudo poderia ser transformado em sorrisos e satisfações, o que parecia ser inútil logo passou a servi , o que parecia desinteresse passou ser energia capaz de transformar as realidades de tantos universos uma verdadeira pluralidade singular, todos estavam dispostos e confiantes quanto suas capacidades e poderes de transformação.O que podemos dizer é que sim com toda modéstia existiram problemas talvez porque, não conseguimos conquistar a todos infelizmente, foi possível perceber que mesmo com todo esforço algumas mentes ficaram alheios ao processo das oficinas, mas com tudo, o importante é que uma semente foi implantada e com um continuo trabalho logo teremos propagadores de idéias e ações de reciclagem e de processos sustentáveis de preservação a vida.

( Meu marido e companheiro Leandro Santos, foi um grande colaborador dessa oficina e dessa experiência, se encontrarem um outro texto como esse é dele e foi a mesma experiência.)